Campimetria Computadorizada

Entenda o que é e para que serve

Cuidar da saúde é uma tarefa que requer dedicação. Afinal, são tantos os pontos para os quais precisamos nos atentar, que fica até difícil manter tudo em ordem.O mesmo vale para a saúde dos olhos.

Você sabe para que serve o exame de campimetria?

Dentre tantos tipos de exames, temos quase certeza que você ainda não tinha ouvido falar nele. Por isso, preparamos este conteúdo.

Aqui, você vai conferir por que é importante incluir esse exame na sua rotina.

O que é o exame de campimetria?

Também conhecido como campimetria ocular ou exame do campo visual, o exame de campimetria é um procedimento que ajuda a diagnosticar problemas nos olhos. Ajuda a identificar e perceber os estímulos da visão periférica dos pacientes.

Daí o nome, que remete ao campo periférico da visão.

Quais os tipos de campimetria?

Existem dois tipos de campimetria ocular: campimetria computadorizada (ou campo visual computadorizado) e campimetria manual.

A primeira (computadorizada) é realizada utilizando equipamentos eletrônicos e podem oferecer ao paciente um diagnóstico mais preciso. Ele também é conhecido como perimetria computadorizada e pode ser monocular, ou seja, realizado em apenas um dos olhos, ou binocular, realizada nos dois.

O segundo (campimetria manual) estuda a mesma região dos olhos, mas por comandos de um profissional treinado para o tipo de exame. Pode ser indicado para os casos em que o paciente tenha dificuldades para seguir os comandos do computador.

Para que serve?

Trata-se de um exame que avalia problemas de visão e áreas sem visão do campo visual, indicando se existe cegueira em alguma região do olho, mesmo que o paciente não perceba o problema.

Com o exame de campimetria é possível diagnosticar doenças e evolução de problemas como:

• Glaucoma;
  • Doenças da retina;
  • Problemas no nervo óptico, como papiledema e papilite;
  • Problemas neurológicos, como AVE e tumores;
  • Dor nos olhos;
  • Intoxicação medicamentosa.
  • Coroidite (inflamação da coróide)
  • Problemas neurológicos;
  • Intoxicação medicamentosa;
  • Alterações do campo visual;
  • Enxaqueca ligada a problemas de visão.

Como é feito o exame?

Como existem dois tipos de campimetria, o procedimento se dá de formas diferentes.

A campimetria computadorizada é um exame simples, indolor e rápido. Para isso, o paciente precisa se sentar com o rosto colado ao aparelho campímetro. O aparelho ligado a um computador emite luz em diferentes direções e com intensidade variada, ao mesmo tempo em que emite uma única luz ao fundo.

Nesse momento, o paciente deve focar apenas na luz permanente ao fundo e indicar por controle remoto em sua mão cada nova luz percebida pela visão periférica. Após a análise do computador, é possível medir o campo de visão do paciente.

Cuidados importantes durante o exame:

Caso o paciente utilize lentes de contato, não é preciso retirá-las para fazer o exame, mas devem sempre lembrar de levar a última receita médica da prescrição da lente.

Em caso de tratamento de glaucoma com o uso de medicamento Pilocarpina, é importante pedir autorização para suspender o uso do remédio 3 dias antes da realização do exame de campimetria.

Quando é recomendado realizar o exame?

Muitas doenças podem levar uma pessoa a perder a visão. O problema é que muitas delas sequer manifestam sintomas nas fases iniciais. Por isso, realizar exames periodicamente é fundamental, principalmente se a família tem histórico de doenças oculares.

Um exemplo clássico é o glaucoma, que através do exame de campimetria pode ser detectada a tempo de um tratamento. A doença, em fase avançada, provoca perda total da visão.