Paquimetria Ocular

O que é paquimetria ocular?

O que é Paquimetria Ocular?  

O exame de paquimetria ocular é o processo que nos permite medir a espessura da córnea. 

A córnea é a parte transparente do olho através da qual visualizamos a íris, a pupila e o fundo ocular.


Para que serve esse exame? 

A determinação da espessura corneana é fundamental no diagnóstico de algumas doenças dos olhos ou para avaliação pré-operatória de algumas cirurgias. 

A paquimetria ocular é um exame oftalmológico que também é essencial no acompanhamento e avaliação da eficácia do tratamento em algumas doenças dos olhos como, por exemplo, o glaucoma e o ceratocone. 

No exame de paquimetria corneana os valores normais (espessura central de uma córnea normal) devem situar-se entre os 470 micrómetros e os 550 micrómetros. 

Abaixo destes valores a córnea é considerada fina, e é necessário diferenciar algumas alterações que podem causar adelgacamento da córnea. 

Acima destes valores limite, a córnea é considerada espessa. Nestes casos, deve-se encontrar a causa deste valor aumentado da espessura corneana.

A paquimetria é um exame de realização simples e rápida, praticamente isento de riscos ou complicações e em que não existe necessidade de qualquer preparação ou cuidados especiais antes do exame.

O paciente não necessita suspender qualquer medicamento que esteja usando para realizar o exame.


Como é realizado o exame? 

A paquimetria ultrassónica é um exame indolor (não existe dor) e de execução rápida (cerca de 5 minutos).

O paciente deve estar sem lentes de contato, cuja utilização deve ser interrompida nos cinco dias anteriores à realização do exame ou sem óculos. 


Precisa dilatar a pupila? 

Para a execução de paquimetria ultrassônica não é necessário dilatar a pupila.


Indicações da paquimetria

A avaliação da espessura da córnea para realizar cirurgia refrativa é um exame fundamental antes e após a operação. 

A cirurgia refrativa (LASIK, PRK) permitem a correção dos erros refrativos (miopia, hipermetropia astigmatismo e presbiopia)

A paquimetria ocular é também um exame essencial em doentes com glaucoma, dado que a espessura da córnea influencia a leitura dos tonômetros mais utilizados.

Este exame oftalmológico é também muito utilizado no diagnóstico de ceratocone e de outras doenças  da córnea.

Existem algumas malformações oculares que pode ter  aumento da espessura da córnea (esclerocórnea, megalocórnea)

Em outros casos, uma redução da sua espessura (síndrome da disgenesia mesoectodérmica de Peters, degeneração  marginal pelúcida da córnea)

Para além das indicações apresentadas, a paquimetria pode ser realizada em muitas outras doenças dos olhos ou sempre que o médico oftalmologista suspeite de algumas delas.