Topografia Corneana

O que é a topografia Corneana?

A topografia   é um exame  que serve para analisar a curvatura da córnea em toda a sua superfície, ou seja, desde o centro até à sua periferia.

Permite-nos criar uma espécie de “mapa tridimensional”  de toda a superfície da córnea, mostrando eventuais irregularidades

A topografia corneana é também conhecida como ceratografia computadorizada. Na atualidade, este exame é efetudo de forma computorizada.

Um computador recolhe as medições de posição e altura de vários milhares de pontos em toda a superfície da córnea e efetua a análise necessária.

Uma vez que a córnea é normalmente responsável por cerca de 70% do poder de refração do olho, a sua topografia é de importância fundamental na avaliação e diagnóstico de diversas doenças dos olhos ou em avaliações pré-operatórias em algumas cirurgias.

A topografia da córnea é um exame que também é importante no acompanhamento e avaliação da eficácia do tratamento em algumas doenças oculares.

Dói para fazer o exame?

A topografia corneana é um exame indolor

Quanto tempo dura o exame?

Aproximadamente 5 minutos

Não necessita estar em jejum

O paciente deve  suspender o uso de lentes de contato  cinco dias antes de realizar o exame

Não é necessário dilatar a pupila.

Indicações do exame

A topografia corneana é um exame essencial nos doentes propostos para realizar cirurgia refrativa (antes e após a operação). A cirurgia refrativa LASIK, PRK ou outras, permitem corrigir os erros refrativos (miopia, hipermetropia ou astigmatismo), “modelando” a córnea, tendo, para tal de perder algum tecido corneano. Assim, é muito importante conhecer a topografia da córnea antes da cirurgia. No pós-operatório, a topografia pode ajudar a avaliar a alteração criada na córnea.

A topografia da córnea é um exame oftalmológico muito usado no diagnóstico e avaliação da eficácia dos tratamentos no ceratocone e de outras distrofias da córnea.

A topografia é frequentemente utilizada no rastreio de suspeitos de ceratocone, pois muitas vezes, estes doentes não demonstram padecer de qualquer tipo de problema no exame na lâmpada de fenda.

Algumas patologias que afetem a córnea, como o pterígio, úlceras da córnea, entre outras podem causar alterações na estrutura da córnea, sendo importante o recurso à topografia cornena nestes casos.

A cirurgia de catarata e o transplante de córnea são outros exemplos de procedimentos cirúrgicos em que a topografia corneana pode ser utilizada.

Para além das indicações apresentadas, a topografia da córnea pode ser realizada em muitas outras doenças dos olhos ou sempre que o médico oftalmologista suspeite de algumas delas.